Cuidamos, educamos e acolhemos com amor, construindo juntos as primeiras descobertas da infância.






A Creche Escola Maria do Carmo oferece educação infantil para crianças de 0 a 5 anos, promovendo o desenvolvimento integral com práticas educativas baseadas na escuta, no cuidado e na interação. Valoriza a cultura regional, a inclusão, a afetividade e o respeito às diferenças. Com inspiração na abordagem Pikler, prioriza a autonomia e o movimento livre para os bebês, enquanto, para crianças maiores, adota práticas de alfabetização significativas baseadas nas ideias de Emilia Ferreiro. A escola combate o bullying, promove a inclusão com Atendimento Educacional Especializado e valoriza o ensino da história e cultura africana, afro-brasileira e indígena. Também desenvolve ações de educação ambiental, incentivando o cuidado com a natureza e a sustentabilidade. É uma instituição comprometida com a formação cidadã, crítica, inclusiva e humanizada.






Oferecer uma educação infantil de excelência, afetiva, inclusiva e humanizada, que respeite os direitos das crianças, promova o desenvolvimento integral e valorize suas culturas, identidades, saberes e potencialidades. Nossa missão é construir um ambiente educativo pautado no acolhimento, na escuta sensível, na valorização da cultura regional, no cuidado com o meio ambiente e na promoção da equidade, em diálogo constante com as famílias e a comunidade.
Comprometida com práticas pedagógicas que respeitam a infância em sua totalidade, a Creche Escola Maria do Carmo atua para formar sujeitos conscientes, críticos, solidários e atuantes, desde os primeiros anos de vida, por meio de experiências significativas que favoreçam a autonomia, a convivência e a construção de saberes em contextos de diversidade, cuidado e respeito mútuo.
Os valores que orientam a prática pedagógica e institucional da Creche Escola Maria do Carmo estão fundamentados em princípios éticos, humanos e sociais, que garantem uma educação infantil de qualidade, comprometida com o bem-estar e o desenvolvimento integral das crianças:
Afetividade como base do processo educativo: Entendemos o vínculo afetivo como elemento essencial na construção do conhecimento, no cuidado e nas relações educativas.
Cooperação e trabalho coletivo: Valorizamos o diálogo, a escuta e a construção compartilhada entre educadores, famílias e comunidade como pilares da convivência democrática.
Compromisso com a formação integral: Atuamos para garantir o pleno desenvolvimento físico, emocional, social, cognitivo e cultural das crianças, respeitando seus tempos e interesses.
Valorização da cultura local: Promovemos práticas que celebram e preservam a identidade cultural regional, reconhecendo seu valor formativo e simbólico.
Equidade e inclusão social: Trabalhamos para eliminar barreiras, combater qualquer forma de preconceito e garantir a participação plena de todas as crianças, com atenção especial às que enfrentam desigualdades sociais ou têm necessidades específicas.
Formação continuada e reflexiva da equipe: Incentivamos o desenvolvimento profissional constante, por meio de estudos, trocas de experiências e reflexão coletiva sobre a prática pedagógica.